Alemanha oferece um milhão de euros para ajuda humanitária nos Bálcãs

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2015 09h39

Berlim, 26 ago (EFE).- A Alemanha pôs à disposição, com caráter urgente, um milhão de euros para medidas de ajuda humanitária em resposta à “dramática situação” dos refugiados que cruzam os Bálcãs Ocidentais.

“Não podemos ficar de braços cruzados quando os refugiados que buscam proteção estão em uma situação de emergência em países vizinhos da União Europeia”, declarou o ministro alemão de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, em comunicado.

Segundo o chefe da diplomacia alemã, o que é preciso agora é “assistir os governos a cumprir com suas responsabilidades e prestar socorro rápido e efetivo aos refugiados”.

Para isso, a Alemanha pôs à disposição, como primeira medida de caráter urgente para prestar assistência aos refugiados na Antiga República Iugoslava da Macedônia e na Sérvia, um milhão de euros.

“Devemos atuar com rapidez e demonstrar que a União Europeia defende seus valores também em tempos difíceis e que não deixamos nossos vizinhos sozinhos”, acrescentou o ministro.

Ao mesmo tempo, Steinmeier aludiu à necessidade de uma distribuição equitativa de refugiados entre os países-membros da UE, como propôs a Alemanha, lembrou, em seu plano de dez pontos para uma política de refugiados europeia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.