Ampliação do rodízio em São Paulo é ilegal, dizem especialistas
Ampliação do rodízio nesta segunda-feira é ilegal e quem for multado deve entrar com recurso para anular a sanção, aconselham especialistas. Eles destacaram a inexistência de previsão para esse ato do prefeito, que não pode mudar a lei por simples portaria.
O presidente da Comissão de Trânsito da seção paulista da OAB lembrou que a legislação autoriza o prefeito a suspender o rodízio. Em entrevista a Anchieta Filho, Maurício Januzzi dá como certa a anulação da multa a quem transitar no centro expandido fora dos horários de pico.
*Ouça os detalhes no áudio
Especialista em direito administrativo também admitiu que Fernando Haddad extrapolou os seus poderes. Considerando que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei, Anderson Pomini comentou a decisão do prefeito.
Os especialistas consultados pela Jovem Pan afirmam que Fernando Haddad extrapolou poderes também ao restringir o uso das faixas de ônibus. Eles acentuam que também nesse caso não há previsão para o prefeito proibir o tráfego fora do horário autorizado pela legislação.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.