Amsterdã lança medida para evitar mortes por heroína vendida como cocaína

  • Por Agencia EFE
  • 05/12/2014 10h49

Bruxelas, 5 dez (EFE).- A cidade de Amsterdã repartirá testes pelas ruas e em determinados comércios para ajudar a diferenciar a cocaína da heroína branca, com o objetivo de evitar acidentes como os que provocaram a morte de três jovens britânicos no último mês.

O objetivo é, sobretudo, alertar os turistas que compram drogas pela rua sobre os perigos existentes, informa o jornal digital “Dutchnews”.

Três turistas britânicos morreram em Amsterdã no último mês após inalar heroína branca, que foi supostamente vendida como cocaína.

Além dos três mortos, cerca de 20 pessoas se intoxicaram com esta heroína branca, desde que em meados de setembro apareceu o primeiro afetado.

O prefeito da cidade, Eberhard van der Laan, disse na quinta-feira que os teste estarão disponíveis em pelo menos 30 dos comércios conhecidos como “smart shops”, que vendem drogas legais na Holanda.

Os serviços de saúde da cidade intensificaram a campanha de prevenção e advertem os turistas para que não comprem cocaína na rua mediante cartazes colocados especialmente em hotéis e em estações de transporte público.

Por outro lado, as autoridades devem fazer publicidade através de folhetos e redes sociais sobre a existência de meios para comprovar se a droga é heroína ou cocaína.

Além disso, haverá equipes que venderão os teste, cujo custo será de 2 euros, pelas ruas.

Caso alguém possa ter consumido heroína e apresente os sintomas como desfalecimento ou dificuldades respiratórias, as autoridades pedem para ligar para os serviços de emergência da cidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.