Anatel recebe propostas para exploração de satélites
Rio de Janeiro, 29 abr (EFE).- A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu nesta terça-feira as propostas de sete operadoras de satélite para disputar a licitação pela qual o governo irá ceder os direitos sobre quatro posições orbitais.
As empresas entregaram envelopes com a respectiva documentação e suas ofertas de preço, que serão abertos no leilão previsto para 6 de maio, quando as quatro melhores propostas técnicas e financeiras poderão receber os direitos, informou hoje a Anatel em comunicado.
Entre as operadoras que apresentaram propostas estão a Hispamar Satélites, operadora brasileira que o grupo espanhol Hispasat compartilha com a telefônica Oi, assim como a Star One, empresa brasileira de satélites controlada pela mexicana América Móvil do milionário Carlos Slim.
Também apresentaram propostas a Eutelsat, maior operadora de satélites da Europa, SES DTH do Brasil, Inmarsat Navigation Ventures Limited, Star Satellite Communications Company e Telesat Brasil Capacidade de Satélites.
“O objetivo da licitação é reforçar a capacidade do país para a transmissão de dados e voz”, explica o comunicado da Anatel.
O órgão regulador exige pelos direitos sobre cada posição orbital um preço mínimo de R$12,2 milhões. Os vencedores terão direito a colocar satélites geoestacionários nas quatro posições oferecidas por 15 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.
Em agosto de 2011, quando Anatel leiloou os direitos sobre outras quatro posições orbitais, os vencedores foram Star One, que conseguiu duas das concessões por R$74 milhões, e HNS Americas Comunicações, empresa do grupo americano Hughes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.