Após atentados, Estado Islâmico promete ataques “mais duros e mais amargos”

  • Por Agência Brasil
  • 22/03/2016 17h19
EFE/Laurent Dubrule Fachado do prédio do terminal do aeroporto internacional com vidros quebrados após atentado em Zaventem

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) assumiu formalmente responsabilidade pelos atentados de hoje em Bruxelas, na Bélgica, num comunicado em que ameaça com ataques “mais duros e mais amargos” os países que combatem os jihadistas.

“Uma célula secreta de soldados do califado lançou-se contra a cruzada Bélgica que não cessou de combater o Islã”, diz o texto, divulgado em francês e em árabe.

O comunicado informa que os autores dos ataques utilizaram “cintos explosivos, bombas e espingardas metralhadoras” no Aeroporto de Zaventem e numa estação de metrô”, que foram “cuidadosamente escolhidos” para “matar o maior número” de pessoas.

O grupo promete aos países que combatem o Estado Islâmico “dias muito sombrios em resposta à sua agressão”, acrescentando que o que os espera “será mais duro e mais amargo”.

O Estado Islâmico tinha reivindicado os ataques horas antes por meio da agência Amaq, reconhecida pelas suas ligações com o grupo.

Especialistas receberam essa reivindicação com reservas, não apenas por ser indireta, mas também por ser divulgada exclusivamente em inglês, e não em árabe.

Pelo menos 34 pessoas morreram e 187 ficaram feridas em dois ataques que ocorreram hoje de manhã no Aeroporto de Zaventem e na estação de metrô de Maelbeek, em Bruxelas, segundo balanço provisório divulgado pelas autoridades.

As três explosões foram classificadas pelas autoridades belgas como atentados terroristas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.