Após forte explosão, México evacua comunidade próxima ao Vulcão de Colima

  • Por Agencia EFE
  • 11/07/2015 03h24

Guadalajara (México), 10 jul (EFE).- Moradores da pequena comunidade de Yerbabuena foram evacuados nesta sexta-feira (data local) após uma forte explosão registrada no Vulcão de Colima, no oeste do México, informaram à Agência Efe fontes da Defesa Civil.

Os moradores de Yerbabuena, que fica nos limites dos estados de Colima e Jalisco, foram levados ao povoado de Becerrera, a três quilômetros de distância, para evitar que fossem afetados pelas cinzas do vulcão.

“Devido à atividade do Vulcão de Colima, a Defesa Civil determinou a evacuação preventiva de 19 pessoas da comunidade de Yerbabuena”, disse através do Twitter o coordenador nacional de Defesa Civil do México, Luis Felipe Puente.

A forte explosão foi registrada por volta das 20h40 locais (22h40 em Brasília) e chegou provocar a saída de lava.

A Defesa Civil de Colima disse à Efe que há previsão de queda de cinza vulcânica e que o alerta está mantido após a atividade registrada no vulcão nos últimos dias.

“Muito provavelmente ele vai expulsar o material que está próximo ao cume. Mas não vemos elementos que impliquem uma mudança no cenário de perigo”, disse à Efe Francisco Núñez Cornú, professor da Universidade de Guadalajara e membro do comitê de cientistas que monitora o vulcão.

A atividade registrada até então se encontra no nível dois ou três do que os especialistas chamam de “Índice de Explosividade do Vulcão”, explicou Cornú. Para gerar riscos às pessoas, as explosões teriam que ultrapassar o nível quatro, algo que ocorreu pela última vez em 1950.

Com 3.820 metros de altitude, o Vulcão de Colima é considerado como um dos mais ativos do México junto com o Popocatéptl, no centro do país. EFE

mg/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.