Arábia Saudita condena blogueiro a 1000 chicotadas e 10 anos de prisão

  • Por EFE
  • 07/06/2015 07h30

A Corte Suprema da Arábia Saudita confirmou a pena de dez anos de prisão e mil chicotadas imposta contra o ativista e blogueiro Raef Badaui, condenado por insultar o Islã e dirigir críticas à “Polícia da Moral” do país, informou neste domingo o jornal saudita “Okaz”.

O periódico afirma que após a decisão deste tribunal já não procede nenhum recurso a respeito, por isso que a decisão é definitiva.

Badaui, fundador do fórum na internet Rede Liberal Saudita e detido na prisão de Briman, na cidade de Jidá, foi condenado no dia 2 de setembro do ano passado a dez anos de prisão e a receber mil chicotadas em 20 semanas.

Além disso, o tribunal também confirmou que Badaui deverá pagar uma multa de um milhão de riales sauditas (cerca de US$ 266 mil), fechar seu fórum e destruir seu computador, acrescenta o jornal.

Além disso, a corte proibiu o ativista de viajar para fora da Arábia Saudita durante outros dez anos depois que sair da prisão.

Badaui recebeu no dia 9 de janeiro as primeiras 50 chicotadas, embora as sessões posteriores tenham sido suspensas após a pressão de governos e organizações internacionais de direitos humanos, que pediram sua libertação em várias ocasiões.

O blogueiro é um dos muitos ativistas perseguidos na Arábia Saudita por expressar suas opiniões através de internet e das redes sociais, que são vigiadas pelas autoridades.

A Justiça saudita costuma castigar com severas penas de prisão e chicotadas os insultos ou infrações à religião, já que se rege por uma estrita aplicação da sharia ou lei islâmica.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.