Argentina multa HSBC por não prevenir lavagem de dinheiro

  • Por Agencia EFE
  • 16/01/2015 18h08

Buenos Aires, 16 jan (EFE).- O Banco Central da Argentina impôs uma multa milionária à filial argentina do banco HSBC por não cumprir as normas sobre prevenção de lavagem de dinheiro, informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes do órgão regulador.

A sanção se deve ao descumprimento das normas para prevenir fraudes, vinculadas com a determinação das receitaas e a capacidade econômica dos clientes, que permitam determinar a verdadeiro origem dos fundos operados pelo banco.

As infrações foram detectadas nas supervisões regulares da Superintendência de Entidades Financeiras e Cambiais do Banco Central (SEFyC) sobre bancos e casas de câmbio.

Embora o valor das multas ainda não tenha sido divulgado oficialmente, fontes da SEFyC consultadas pela agência de notícias estatal “Télam” afirmaram que o montante a ser pago pelo HSBC é de 85,7 milhões de pesos (R$ 26 milhões).

A sanção será repartida entre o banco (42 milhões de pesos) e os diretores (43,7 milhões de pesos).

“A entidade tinha dado curso a operações de câmbio” de divisas solicitadas por clientes “por um montante total de 42 milhões de pesos, a respeito dos quais não apresentou as correspondentes declarações juradas acerca da licitude e a origem dos fundos com a documentação respaldatória que as sustente”, afirmaram as fontes à “Télam”.

Esta falta de controles, além de apontar possíveis evasões fiscais e lavagem de dinheiro, permitiria violar as restrições que o governo argentino mantém sobre as operações com moeda estrangeira, tanto para a poupança pessoal e o turismo como em nível comercial, com o objetivo de diminuir a fuga de divisas e proteger o peso argentino da desvalorização. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.