Argentina reduz imposto do turísticos e pagamentos com cartão no exterior

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 18h28

Buenos Aires, 24 jan (EFE).- O governo argentino reduzirá de 35% para 20% o imposto que rege sobre os pacotes turísticos e passagens aéreas internacionais e as compras com cartão no exterior, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

O ministro da Economia, Axel Kicillof, detalhou que a redução do imposto será aplicável a partir da segunda-feira, mesmo dia em que os argentinos poderão voltar a comprar dólares para a poupança com 20% de juros e conforme o fluxo de ingressos declarados.

O chefe de gabinete de governo, Jorge Capitanich, anunciou no começo da manhã o levantamento parcial das restrições cambiais impostas desde o final de 2011 e conhecidas como “cepo al dólar”.

Entre as restrições, que endureceram progressivamente, figurava a impossibilidade de adquirir dólares para a poupança por parte de particulares, uma prática habitual entre os argentinos devido à inflação e à acusada perda de valor da moeda local.

O levantamento parcial do “cepo al dólar” coincide com uma forte desvalorização do peso, que se depreciou esta semana em 17,47% frente à moeda americana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.