Armênia e Azerbaijão continuarão diálogo sobre Nagorno Karabakh

  • Por Agencia EFE
  • 28/10/2014 06h19

Paris, 28 out (EFE).- Os presidentes da Armênia, Serzh Sargsyan, e Azerbaijão, Ilham Aliyev, se comprometeram a continuar o diálogo sobre o território de Nagorno Karabakh, que é disputado pelos dois países, ao término de uma “cúpula” organizada em Paris pelo presidente francês, François Hollande.

Sargsyan e Aliyev também decidiram trocar informações sobre os desaparecidos no conflito por meio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, explicou a presidência francesa em comunicado divulgado ontem à noite após o jantar que pôs um fim ao encontro.

A presidência francesa destacou que o encontro de Paris permitiu “o reatamento de um diálogo direto” entre os chefes de Estado dessas duas nações em conflito e Hollande enfatizou “a necessidade de uma redução efetiva da tensão entre as duas partes no terreno”.

Com isso, Hollande se referia aos muitos incidentes armados ocorridos nos últimos meses em Nagorno Karabakh, que “causaram várias vítimas, civis incluídos”.

Hollande pediu que os dois presidentes “intensifiquem seus esforços para uma solução negociada e durável do conflito” que respeite “os princípios do direito internacional” e os estabelecidos pelos co-presidentes do chamado Grupo de Minsk, ou seja, os presidentes de França, Estados Unidos e Rússia.

Para Hollande, o “status quo” atual não se sustenta.

O presidente francês tinha proposto uma reunião entre Aliyev e Sargsyan durante uma viagem que fez pelo Cáucaso em maio, mas, desde então, as tensões sobre Nagorno Karabakh cresceram com alguns enfrentamentos violentos durante os últimos meses. EFE

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.