Arquivo do Uberreich: sabe quanto custa a burocracia da memória? R$ 1.000 o minuto!

  • Por Thiago Uberreich/Jovem Pan
  • 28/07/2015 12h39
Silvio Luiz/Jovem Pan Arquivo do Uberreich

Em 1998 fiz um pedido de consulta à Cinemateca Brasileira, um dos órgãos mais burocráticos que conheço. Eles cobram mil reais por um minuto de gravação de qualquer coisa. Ou seja, é para afastar os colecionadores e os interessados em preservar a memória do país. Muita gente não sabe, mas o acervo da extinta TV Tupi está nas mãos da Cinemateca. Eu queria saber o que eles tinham de imagens da Copa de 1962.

O mundial, disputado no Chile, que resultou no bicampeonato da seleção, foi o primeiro em que os jogos foram gravados em vídeo tape. Ainda não existia a transmissão ao vivo para o Brasil. Os jogos eram exibidos no mesmo dia ou no dia seguinte. Dos seis jogos que a seleção fez naquela Copa, eu sabia que três estavam preservados em vídeo tape: México, Espanha e a final contra a Tchecoslováquia. Da semifinal contra o Chile, existe registro em filme e em boa qualidade, assim como o confronto contra os Tchecos na primeira fase (o Brasil jogou duas vezes contra a Tchecoslováquia).

E a partida contra a Inglaterra pelas quartas de final? A TV Cultura já mostrou os gols desse jogo com imagens em vídeo tape. A BBC de Londres tem a partida na íntegra (disponível no YouTube), mas com uma imagem bem precária e extraída de filme. Enfim, esse era meu objetivo ao pedir para visitar a Cinemateca: encontrar o jogo contra a Inglaterra.

Uma funcionária me recebeu muito bem e me levou até uma sala com uma TV. Lá estavam seis fitas VHS. Comecei a assistir as gravações, nada de novo. Mas quando assistia a quinta fita, uma surpresa! Brasil e Inglaterra estavam de novo em campo naquele dia 10 de junho de 1962 com uma imagem impecável que nunca tinha visto.

A narração do jogo tinha sido feita um pouco antes da Copa de 1970 para um programa especial da TV Tupi que relembrava a conquista do bicampeonato mundial, oito anos antes. Corri a fita e para a minha surpresa só tinha o primeiro tempo. A gravação continuava, mas com imagens de Didi, Dedé e Mussum do antigo programa os “Insociáveis”, o precursor dos “Trapalhões” da Globo.

Perguntei então para a funcionária da Cinemateca se ela sabia da gravação do segundo tempo. Ela não tinha a menor ideia do que eu estava falando. Era uma senhora que trabalhou por décadas como assistente social do estado de São Paulo e por um acaso ou azar foi remanejada para a Cinemateca.

Há pouco tempo voltei a ligar para a Cinemateca e perguntei quanto me cobrariam pelo primeiro tempo do jogo entre Brasil e Inglaterra da Copa de 62. A funcionária me respondeu: 45 mil reais, mil reais o minuto! Fora a burocracia de documentos.

Sou apaixonado por futebol, mas nem tanto! Justiça seja feita, a Cinemateca digitalizou recentemente parte do acervo da TV Tupi: o material jornalístico em película e novelas (http://bcc.gov.br). Mas o tal jogo contra a Inglaterra ainda está perdido em alguma prateleira burocrática. Vai saber se o material já não se deteriorou.

 

 

Assista ao vídeo oficial da Copa de 1962, onde o Brasil conquistou o bicampeonato mundial.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.