Às vésperas de eleição, recomeça julgamento de partido nazista na Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2015 13h19

Atenas, 8 set (EFE).- O julgamento da direção do partido neonazista grego Amanhecer Dourado foi retomado nesta terça com um pedido de adiamento para depois das eleições antecipadas que acontecem dia 20, o que foi negado pelo tribunal.

Como em todas as 12 sessões anteriores, não estiveram presentes o líder do partido, Nikolaos Michaloliakos, nem o resto da cúpula acusada, e só acompanharam a audiência 13 dos 68 acusados.

Todos, exceto três devem responder às acusações de direção e filiação a organização criminosa, e alguns também são processados por assassinato e posse ilegal de armas, arquivos e drogas.

Os advogados do Amanhecer Dourado solicitaram que o processo fosse adiado até a realização das eleições, com o argumento de que seus clientes são candidatos e se o julgamento continuar não poderão fazer campanha.

O pedido foi negado pelo tribunal, a próxima audiência foi marcada para dia 14.

Ela estava marcada para dia 11, mas como a data coincide com o começo do ano letivo e por haver uma escola ao lado da prisão, o tribunal decidiu adiá-la para não atrapalhar a cerimônia religiosa realizado no reinício das aulas.

A rua que conduz à prisão foi bloqueada, e os agentes antidistúrbios desdobraram um amplo dispositivo para monitorar a concentração antifascista.

A investigação do partido ultradireitista foi motivada pelo assassinato do jovem rapper esquerdista Pavlos Fyssas, em setembro de 2013, por um militante de Amanhecer Dourado, Giorgos Roupakias.

A acusação sustenta que, sob a aparência de um partido político, se esconde uma organização de corte e estrutura nazista, o que os dirigentes do Amanhecer Dourado sempre negaram. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.