Ataque de muçulmanos armados deixa pelo menos 30 mortos na Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2014 07h23

Nairóbi, 14 mar (EFE).- Pelo menos 30 pessoas morreram em um ataque simultâneo em três localidades do norte da Nigéria, que foi supostamente cometido por pastores da etnia muçulmana fulani, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

Os ataques aconteceram durante a tarde de ontem nas localidades de Faskari, Sabo e Dangara, situadas no Estado de Katsina.

Grupos de homens armados em motos entraram pelas ruas dessas localidades e atiraram contra as pessoas que estavam em seu caminho.

O delegado de polícia do estado de Katsina, Hurdi Mohammed, confirmou que o ataque foi cometido por pastores da etnia fulani, segundo o jornal “The Punch”.

O responsável policial estimou em 30 o número de mortes, apesar de alguns meios da imprensa nigeriana, como o “The Guardian”, falarem de mais de 80 vítimas fatais.

Os enfrentamentos étnico-religiosos são frequentes nessa região da Nigéria, onde milhares de pessoas morreram nos últimos anos.

A luta pela apropriação dos recursos naturais entre pastores muçulmanos e granjeiros cristãos é uma das principais causas da violência, pois os grupos competem por pastagem e água. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.