Ataque do Boko Haram deixa cerca de 150 mortos na Nigéria

  • Por Agencia Brasil
  • 18/08/2015 13h11

Cerca de 150 pessoas morreram afogadas ou atingidas por tiros quando fugiam de um ataque do grupo radical islâmico Boko Haram a uma aldeia no estado de Yobe, no Nordeste da Nigéria, informaram nesta terça-feira (18) os habitantes.

“Homens armados do Boko Haram atacaram a nossa aldeia na quinta-feira [13], o que levou à morte de cerca de 150 pessoas. A maioria das vítimas morreu afogada no rio quando tentava fugir”, disse à agência France Press (AFP) um habitante da aldeia de Kukuwa-Gari, Bukar Tijjani.

Informações sobre o ataque só foram conhecidas cinco dias depois, porque os postes de telecomunicações em volta da aldeia, a 50 quilômetros da capital do estado de Yobe, Damaturu, foram destruídos pelos rebeldes.

Um representante do governo local confirmou o ataque, mas informou que ele deixou cerca de 50 mortos.

O Boko Haram tem multiplicado os ataques e atentados suicidas nas últimas semanas. Segundo a AFP, os novos atos violentos deixaram pelo menos 900 mortos na Nigéria desde 29 de maio.

Durante esse período, o grupo radical promoveu ataques no Níger, Chade e em Camarões, países vizinhos da Nigéria.

Iniciada em 2009, a insurreição islâmica e sua repressão pelas forças nigerianas causaram mais de 15 mil mortes e deixaram mais de 1,5 milhão de desalojados.

O Boko Haram pretende criar um Estado Islâmico no Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do Sul, de maioria cristã.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.