Ataque suicida mata 10 xiitas e deixa outros 25 feridos no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 25/08/2014 09h23

Bagdá, 25 ago (EFE).- Pelo menos 10 xiitas morreram e outros 25 ficaram feridos nesta segunda-feira em um ataque suicida perpetrado contra uma mesquita ao sul de Bagdá, informou a Efe uma fonte da polícia iraquiana.

Segundo a fonte, um suicida teria detonado os explosivos que levava junto ao corpo dentro da mesquita xiita do imã Ali, situada na região do Novo Bagdá, ao sul da capital.

O impacto da explosão abalou tanto a mesquita como os edifícios situados nos arredores, acrescentou a fonte, que assegurou que as autoridades de segurança isolaram o local para investigar o atentado.

Na última sexta-feira, cerca de 70 sunitas morreram em um ataque armado supostamente cometido por milicianos xiitas, que, na ocasião, abriram fogo contra uma mesquita na cidade de Bin Wais, na província oriental de Diyala, em um grave incidente sectário.

O ataque teve como alvo a mesquita de Musaab bin Omair e coincidiu com a importante reza muçulmana do meio-dia.

Estes ataques evidenciam o delicado momento vivido no Iraque, onde o primeiro-ministro designado, Haider al Abadi, tenta formar um novo governo de união e articular sunitas e curdos na luta contra os jihadistas do grupo radical Estado Islâmico (EI). EFE