Ataque terrorista em cidade litorânea do Quênia mata 48 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2014 04h30

Nairóbi, 16 jun (EFE).- O número de pessoas mortas na noite de domingo em um ataque terrorista na cidade de Mpeketoni, a cerca de 40 quilômetros da turística costa do Quênia, chegou a 48, informou nesta segunda-feira a Cruz Vermelha.

“O número de mortos aumentou para 48”, afirmou a Cruz Vermelha em sua conta oficial da rede social Twitter, ao acrescentar que avalia no terreno “o número de casas, veículos, hotéis e restaurantes incendiados” durante o ataque.

Cerca de 50 homens com armas e explosivos invadiram a cidade no domingo à noite e atacaram dois hotéis, um banco e uma delegacia policial, entre outros edifícios, informou o inspetor geral da Polícia, David Kimaiyo.

As autoridades suspeitam que o ataque poderia ser obra da milícia radical islâmica somali Al Shabab, embora este grupo não tenha assumido, por enquanto, a autoria do atentado.

“Ainda devemos determinar se (os responsáveis) foram membros da Al Shabab”, assinalou Kimaiyo por telefone ao jornal local “The Standard”.

Segundo testemunhas citados pela imprensa local, o ataque começou às 20h (horário local, 14hem Brasília) e durou quatro horas, nas quais os agressores mantiveram muitos aldeões detidos.

Mpeketoni amanheceu hoje como “uma cidade fantasma” porque vários moradores estão desaparecidos, segundo “The Standard”.

Os atentados representam um duro golpe para essa região do Quênia, que vive do turismo, um setor em crise no litoral queniano por causa do terrorismo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.