Ataques simultâneos da Al Qaeda matam 8 soldados iemenitas

  • Por Agencia EFE
  • 16/01/2014 10h25

Sana, 16 jan (EFE).- Pelo menos oito soldados iemenitas morreram nesta quinta-feira em vários ataques simultâneos da organização terrorista Al Qaeda em três postos militares na cidade de Rada, no centro do país, informou a Agência Efe uma fonte de segurança.

Cinco dos soldados morreram no assalto lançado contra um acampamento militar no norte de Rada, na província de Al Baida, segundo a fonte.

Os outros três foram assassinados pelos extremistas em um posto de controle militar na estrada que conduz à região de Qifah, principal bastião da Al Qaeda em Al Baida.

As forças de segurança atiraram, ainda, em um terrorista antes que ele detonasse o cinto de explosivos que usava na entrada do acampamento militar das Forças da Segurança Central, nos arredores da cidade.

Os dois grupos lutam pelo controle desses postos militares estratégicos de Rada, uma cidade que caiu nas mãos de um grupo vinculado à Al Qaeda durante um mês há dois anos.

Moradores de Rada consultados pela Efe indicaram que continuam ouvindo explosões e disparos no acesso norte da cidade, e que helicópteros militares sobrevoam a região.

O grupo “Ansar al Sharia” (“Partidários da Sharia”) anunciou em 16 de janeiro de 2012 a instauração de um “emirado islâmico” em Rada, embora tenha abandonado a cidade após chegar a um acordo com as autoridades sobre a libertação dos presos.

Os Estados Unidos consideram o Iêmen uma frente avançada em sua luta contra Al Qaeda e classifica à organização na Península Arábica, com base no Iêmen, como um dos braços mais perigosos e ativos dessa rede terrorista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.