ONU adia para próxima semana votação sobre uso de força para reabrir Ormuz
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas deve votar na próxima semana uma resolução do Barein para proteger a navegação comercial dentro e ao redor do Estreito de Ormuz, disseram diplomatas nesta sexta-feira (3). Nenhuma data foi anunciada.
A China, que tem poder de veto, deixou clara sua oposição a qualquer autorização do uso da força. O Barein, que atualmente preside o Conselho de Segurança, finalizou um esboço de uma resolução na quinta-feira que autorizaria “todos os meios defensivos necessários” para proteger a navegação comercial. O Barein, apoiado em seus esforços para garantir uma resolução por outros Estados árabes do Golfo e por Washington, já havia retirado uma referência explícita à aplicação obrigatória em uma tentativa de superar as objeções de outras nações, especialmente da Rússia e da China
Uma reunião dos 15 membros do Conselho foi inicialmente marcada para esta sexta-feira e depois remarcada para sábado (4). Desde o início da guerra entre Estadaos Unidos, Israel e Irã, os preços do petróleo subiram, dando início a um conflito que já dura mais de um mês e que efetivamente fechou o estreito para o tráfego marítimo.
Um quarto esboço de uma resolução foi colocado sob o chamado procedimento de silêncio para aprovação até quinta-feira às 13:00 (horário de Brasília). Diplomatas disseram que o silêncio foi quebrado pela China, França e Rússia, mas um texto foi posteriormente finalizado, ou “colocado em azul” na linguagem da ONU, o que significa que uma votação pode ocorrer.
O esboço de resolução finalizado autoriza as medidas “por um período de pelo menos seis meses (…) e até que o Conselho decida de outra forma”. Entretanto, em comentários ao Conselho de Segurança na manhã de quinta-feira, o enviado da China à ONU, Fu Cong, se opôs à autorização de uso da força.
*Reuters
continue lendo
Mundo
FBI prende mulher acusada de espionar família do presidente de Taiwan para a China
Taiwan e China se separaram após a guerra civil de 1949, mas Pequim reivindica a ilha como parte de seu território
- Morre mulher de 87 anos que inspirou a mobilização pró-moradia na Espanha AFP · há 2 horas
- Sobrevivente de execução nos EUA seria desligada de suporte à vida antes de acordar Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Israel ataca Gaza no aniversário do 7 de Outubro e mata três pessoas AFP · há 9 horas
- Nobel de Química premia descoberta que explica por que moléculas têm ‘lado único’ AFP · há 12 horas