Atentado com bomba no norte da Nigéria mata pelo menos 20 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 07/07/2015 09h08

Lagos, 7 jul (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram nesta terça-feira após a explosão de uma bomba perto de um escritório do governo local em Zaria, a maior cidade do estado de Kaduna, no norte da Nigéria, informou o governador local.

O atentado ocorreu às 9h local (5h, em Brasília) em um escritório no qual eram realizadas testes de certificação para funcionários, por isso que a maioria das vítimas é trabalhador do governo.

“Um ataque terrorista com bomba matou 20 pessoas em Zaria”, informou o governador de Kaduna, Nasir Ahmad el Rufai, em sua conta no Twitter.

Além disso, acrescentou Rufai, as autoridades já iniciaram medidas preventivas para frustrar futuros ataques terroristas.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado o atentado, todas as suspeitas apontam para o Boko Haram, que desde que o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, jurou seu cargo no final de maio, intensificou sua campanha de atentados no país.

Na última semana, mais de 250 pessoas foram assassinadas em uma onda de atentados perpetrados no país africano, especialmente na zona norte, reduto dos terroristas.

O último deles ocorreu ontem, quando pelo menos 44 pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas em duas explosões que sacudiram a cidade nigeriana de Jos, no centro do país.

Desde fevereiro, a força conjunta liderada pela Nigéria e Chade conseguiu despejar o grupo jihadista de mais de 60 localis que controlava em sua tentativa de estabelecer um califado radical islâmico no nordeste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.