Atentado das Farc na Colômbia deixa pelo menos um morto e sete feridos

  • Por Agencia EFE
  • 16/01/2014 15h45

Bogotá, 16 jan (EFE).- Um atentado com explosivos realizado aparentemente pelas Farc no município de Pradera, no sudoeste da Colômbia, deixou, pelo menos, um morto e sete feridos, nesta quinta-feira, confirmaram à Agência Efe fontes da polícia, embora alguns veículos de comunicação já falem em dois mortos e cerca de 40 feridos.

De acordo com as primeiras informações, uma motocicleta carregada de explosivos foi ativada no começo da manhã nas proximidades da estação policial e da prefeitura do município próximo a Cáli, no departamento de Valle del Cauca.

O atentado, que as autoridades atribuem à Frente Sexto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ocorreu um dia depois de a guerrilha ter concluído um cessar-fogo unilateral declarado em 15 de dezembro por ocasião das festas de fim de ano.

Um porta-voz da polícia de Valle del Cauca confirmou à Efe que a explosão causou, pelo menos, a morte de um civil e deixou sete feridos.

No entanto, a imprensa local, como o jornal “El País” de Cáli falam de um agente da polícia como segunda vítima do atentado, além de 56 feridos. As informações, por enquanto, não foram confirmadas oficialmente.

Os autores do ataque seriam, segundo os analistas do Centro de Recursos para a Análise de Conflitos (CERAC), integrantes de uma das unidades rebeldes que não concorda com as negociações de paz realizadas em Havana entre à guerrilha e o governo.

Alguns feridos foram transferidos para hospitais de Cáli e da cidade vizinha de Palmira. Os demais estão sendo atendidos no Hospital San Roque de Pradera, em uma pequena cidade da região.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, está hoje em Popayán, capital do departamento vizinho de Cauca, onde lidera um Conselho de Ministros.

Ontem, um soldado morreu em combate com integrantes da Frente 57 das Farc no departamento de Chocó. EFE

at/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.