Atentados em bairros xiitas de Bagdá deixam pelo menos 19 mortos
Bagdá, 13 out (EFE).- Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas nesta segunda-feira em três ataques simultâneos realizados com explosivos em vários bairros de maioria xiita na capital do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
O atentado mais violento aconteceu no bairro de Al Kazemiya, no norte de Bagdá, onde um suicida detonou sua carga explosiva em um posto de controle de segurança, deixando dez mortos e 30 feridos.
Quase ao mesmo tempo, uma bomba explodiu em um mercado popular no distrito de Al Sadr, no leste da capital, deixando seis mortos e 24 feridos, segundo a fonte.
Além disso, três pessoas morreram e outras seis ficaram feridas depois que um carro-bomba explodiu na área de Al Hadediya, também no leste e de maioria xiita.
Pelo menos 22 pessoas morreram e 40 ficaram feridas ontem na explosão de dois carros-bomba e em uma ataque suicida também com explosivos, ambos em uma cidade controlada pelas forças curdas na província Diyala, no nordeste do Iraque.
Os atentados contra alvos xiitas e forças de segurança se intensificaram no Iraque nos últimos anos e coincidem atualmente com confrontos entre as forças governamentais – apoiadas por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos – e os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que controlam grandes áreas do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.