Atentados na cidade síria de Homs deixam ao menos 37 mortos e 80 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2014 10h37

Beirute, 29 abr (EFE).- Pelo menos 37 pessoas morreram nesta terça-feira, entre elas vários menores de idade, e 80 ficaram feridas em dois atentados em um bairro de maioria alauita, seita à qual pertence o presidente sírio, Bashar al Assad, na cidade de Homs.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que antes havia informado sobre 13 mortos e 40 feridos, precisou que dois carros-bomba explodiram nas rotundas de Abassiya e de Muasalat ao Qadima, no distrito de Al Zahra.

A agência de notícias estatal “Sana” assinalou que houve 36 falecidos e 85 feridos, e apontou que o atentado foi realizado com um carro e não dois na rotunda de Abassiya, onde o tráfego de veículos costuma ser intenso.

A agência, que citou fontes do governo local, atribuiu a autoria do atentado a “terroristas”.

Nas últimas semanas, aumentaram as hostilidades em Homs, onde em fevereiro passado houve uma evacuação de civis graças a um acordo entre o regime e os rebeldes, auspiciado pela ONU.

Há cinco dias, o Frente al Nusra, a filial da Al Qaeda na Síria, assegurou que não ia a parar seus esforços até suspender o assédio governamental em Homs, apesar de ter sido derrotado recentemente no bairro de Yeb Yandali.

Os jihadistas tentaram tomar o controle do distrito, próximo à região de Al Zahra, mas foram repelidos pelos soldados do governo.

O atentado de hoje em Homs coincide com um ataque com foguetes contra o distrito de Al Shagur em Damasco, que causou pelo menos 18 mortes e 60 feridos, segundo o último apuração oferecido pelo Observatório.

Os veículos de comunicação oficiais acusaram “terroristas” do lançamento de projéteis na capital e reduziram o número de vítimas a 14 mortos e 86 feridos.

Os fatos ocorrem no meio do período de registro de candidatos às eleições presidenciais sírias, convocadas para 3 de junho.

Ontem, Assad, no poder desde julho de 2000, se candidatou para um terceiro mandato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.