Atividade econômica recua 0,9% no segundo trimestre, de acordo com Serasa Experian

  • Por Jovem Pan
  • 19/08/2014 10h27

A atividade econômica, divulgada pela Serasa Experian, recua 0,9% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano. Na comparação entre junho e o mesmo mês de 2013, a queda foi de um por cento; no acumulado do primeiro semestre, o avanço foi de 0,7%.

O recuo está relacionado à queda dos níveis de confiança, aos juros altos e ao menor número de dias úteis, devido aos feriados e à Copa do Mundo. Falando a Renata Perobelli, o economista Luiz Rabi disse que o desempenho das empresas é reflexo da economia fraca e de menores aumentos de salários.

*Ouça os detalhes no áudio

A intenção de consumo das famílias teve leve alta de 0,2%; na comparação com agosto do ano passado, no entanto, houve queda de 2,1%. O economista da Boa Vista Serviços, Flávio Calife, explicou que o comércio vem sofrendo à medida em que as expectativas de crescimento não acontecem.

As micro e pequenas empresas, que respondem por 27% do PIB, registraram o pior primeiro semestre dos últimos seis anos. Desde a crise global de 2009, não havia retração acumulada no setor que emprega 52% da população com carteira assinada no país.  

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.