Ativistas pró-russos bloqueiam sede de administração de região ucraniana

  • Por Agencia EFE
  • 09/03/2014 10h03
  • BlueSky

Kiev, 9 mar (EFE).- Um grupo de manifestantes pró-russos dispersou violentamente um comício de apoio às novas autoridades ucranianas na cidade de Lugansk, no leste da Ucrânia, e bloqueou a sede da administração regional.

Segundo vários testemunhos, recolhidos pela agência “Unian”, meia hora depois que começaram as duas manifestações, os pró-russos atacaram seus “oponentes”, expulsando-os da praça maior da cidade.

Cerca de três mil manifestantes, que apoiam Moscou em seu litígio com as novas autoridades ucranianas, rodearam o edifício da administração perante 150 agentes de segurança que não intervieram.

A fonte acrescentou que alguns ativistas conseguiram subir ao telhado do edifício da administração para retirar a bandeira ucraniana e içar a bandeira russa entre aplausos e gritos de alegria.

Os manifestantes, que tomaram o controle sobre as entradas no edifício, exigiram a destituição do novo governador da região de Lugansk, Mikhail Bolotskij.

Os participantes desse comício não reconhecem as novas autoridades da Ucrânia, que chegaram ao poder após derrubar o presidente Viktor Yanukovich, refugiado agora na Rússia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.