Autoridades confirmam mais uma morte em incidentes na Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2014 02h02

Caracas, 12 fev (EFE).- As autoridades do município Chacao, ao leste de Caracas, a capital da Venezuela, confirmaram que uma pessoa morreu e outra ficou ferida em incidentes protagonizados nesta quarta-feira por “grupos irregulares” num dia em que ocorreram outras duas mortes após uma manifestação de oposição ao governo do país.

“Infelizmente @SaludChacao confirmou um morto e um ferido por disparos de arma de fogo em Chacao”, informou o prefeito de Chacao, Ramón Muchacho, através do Twitter.

O prefeito, que pertence ao mesmo partido do ex-candidato presidencial de oposição Henrique Capriles, denunciou que “grupos irregulares” percorreram Chacao levando “violência”, e que a polícia estava “sobrecarregada”, enquanto pedia calma.

“Rejeitamos a violência e exigimos respeito aos Direitos Humanos e à integridade física dos Venezuelanos!”, disse.

Durante a tarde, grupos de pessoas bloquearam as ruas da cidade com barricadas com lixo queimado, criando um caos no trânsito, além de distúrbios.

Efetivos da Guarda Nacional Bolivariana tomaram a rua principal do município durante a noite.

Pelo menos duas pessoas morreram por disparos de arma de fogo e outras 23 ficaram feridas em incidentes que aconteceram hoje no final de uma manifestação da oposição contra o governo de Nicolás Maduro em Caracas.

O protesto transcorreu de forma pacífica pelo centro da cidade, mas, no final, grupos de encapuzados atacaram a sede da Procuradoria Geral com pedras e queimaram vários veículos da polícia.

Maduro condenou nesta quarta-feira a violência e afirmou que nessas ações há autores materiais e também intelectuais, ao mesmo tempo em que garantiu que na Venezuela existe um “ressurgimento” do nazifascismo e que não haverá um golpe de Estado no país.

Capriles também condenou a violência assegurando que essas ações não podem manchar a manifestação que ocorreu de forma pacífica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.