Aviação americana bombardeia pela 1ª vez extremistas do EI dentro de Mossul

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2014 11h11

Mossul (Iraque), 8 set (EFE).- A aviação dos Estados Unidos bombardeou nesta segunda-feira posições do radical Estado Islâmico (EI) dentro da cidade de Mossul, a primeira ação deste tipo desde que Washington declarasse guerra ao grupo, informaram à Agência Efe fontes de segurança iraquianas.

Desde que os EUA optaram por bombardear posições jihadistas no Iraque, principalmente para conter o avanço do EI em direção a Erbil, capital da região autônoma do Curdistão, os ataques de sua aviação se limitavam às periferias da província de Ninawa, cuja capital é Mossul.

Os bombardeios americanos se centraram principalmente em Majmur, Sinjar, Zamar ou na represa de Mossul, onde foram registradas fortes batalhas entre os combatentes do EI e as forças curdas “peshmergas”.

A fonte detalhou que, nesta madrugada, os aviões americanos bombardearam duas posições jihadistas no norte e no leste da cidade de Mossul, que até agora só tinha sofrido ataques aéreos do Exército iraquiano.

Por outro lado, o chefe de segurança da província de Ninawa, Mohammed al Bayati, explicou à Agência Efe que aviões de guerra – sem especificar se eram iraquianos ou americanos- atacaram uma posição do EI no leste de Mossul, o que provocou a morte de quatro jihadistas.

Outros cinco combatentes extremistas também morreram no leste de Mossul, mas por bombardeios da aviação iraquiana.

Mossul, que se encontra ocupada pelos jihadistas desde o último dia 10 de junho, testemunha contínuos confrontos entre o EI e as forças curdas, ajudadas pela aviação iraquiana, que têm o objetivo de libertar a cidade e recuperar seu controle.

O EI alcançou grandes conquistas no último mês de junho nas províncias de Ninawa, Saladino e Diyala, todas na metade norte do país, declarando um califado nas áreas dominadas entre a Síria e o Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.