Aviões militares dos EAU chegam à Jordânia para apoiar luta contra o EI

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2015 15h49

Amã, 8 fev (EFE).- Um esquadrão de caças-bombardeiros F-16 dos Emirados Árabes Unidos chegou neste domingo à Jordânia, em apoio ao país na luta contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), anunciou o exército jordaniano em comunicado.

As Forças Armadas disseram que o esquadrão está acompanhado de “tripulações inteiras de pilotos, técnicos, equipes e naves estratégicas e empregados para que os aviões sejam reabastecidos no ar”.

O estacionamento dos aviões militares ocorre depois que nos últimos três dias a aviação jordaniana tenha lançado 56 ataques contra posições do EI como vingança pelo assassinato de seu piloto Moaz Kasasbeh, que esse grupo capturou em dezembro e queimou vivo, segundo um vídeo divulgado na terça-feira.

A Jordânia retomou nesta semana suas operações dentro da aliança internacional liderada pelos Estados Unidos e constituída para combater os extremistas, após tê-las suspendido após a captura do piloto.

Ontem, as autoridades de Emirados ordenaram estacionar um esquadrão de caças na Jordânia, devido à “necessidade da cooperação árabe para eliminar o terrorismo mediante ações e palavras”.

A decisão ocorre três dias depois que o jornal “The New York Times” revelou que os EAU detiveram sua participação nos ataques aéreos da coalizão internacional contra o EI na Síria por medo de que seus pilotos fossem capturados, algo não confirmado pelas autoridades dos Emirados.

A cessação de sua participação aconteceu supostamente depois que foi revelada, em dezembro, a captura de Kasasbeh.

As forças aéreas emirates são um dos principais aliados árabes dos Estados Unidos em sua campanha de bombardeios, iniciada em setembro passado, sobre posições dos jihadistas na Síria, junto ao Bahrein, Jordânia e Arábia Saudita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.