Bachelet condena atentado, mas declara que Chile continua sendo seguro

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2014 20h45

Santiago (Chile), 8 set (EFE).- “O que aconteceu é horrível, mas o Chile continua sendo um país seguro”, declarou nesta segunda-feira a presidente Michelle Bachelet, depois que a explosão de uma bomba na estação de metrô Escuela Militar, em Santiago, feriu oito pessoas, duas delas com gravidade.

Bachelet qualificou o fato de “abominável” e garantiu que o governo aplicará “toda a força da lei antiterrorista” para castigar os culpados. A governante fez estas declarações após visitar três feridos em um hospital de Santiago.

A bomba explodiu em uma galeria comercial da estação que fica no bairro de Las Condes, um dos mais nobres da capital e por onde milhares de pessoas passam por dia. Até agora, ninguém reivindicou a autoria do atentado.

“Este é um dos atos mais covardes que vimos porque têm como alvo às pessoas, gerar temor, inclusive, a morte de inocentes”, disse a presidente.

No entanto, ela esclareceu que apesar do atentado de hoje e das duas explosões anteriores, uma no metrô e outra próxima a uma delegacia policial, que não causaram vítimas, “dizer que o terrorismo se instalou no país não corresponde”.

Bachelet foi enfática ao dizer que será aplicada toda a força da lei “e também a lei antiterrorista”, embora tenha destacado que esta legislação “deve ser melhorada”.

Amanhã, a governo realizará uma reunião especial de seu comitê de segurança para abordar os atentados. A polícia tem uma enorme equipe de busca para capturar os autores do atentado, que colocaram uma bomba em um restaurante fast-food. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.