Ban Ki-moon celebra 70º aniversário da ONU em San Francisco

  • Por Agencia EFE
  • 26/06/2015 20h47

San Francisco, 26 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, celebrou nesta sexta-feira o 70º aniversário da entidade em San Francisco, onde ratificou o tratado internacional de fundação das Nações Unidas no final da Segunda Guerra Mundial.

“A redação da Carta das Nações Unidas foi uma aposta gloriosa. Representantes de vários países fizeram uma aposta pela humanidade”, disse Ban durante uma cerimônia na prefeitura da cidade americana.

O secretário-geral lembrou que mais de 3 mil pessoas participaram do esforço inicial de fundação do órgão. Em 26 de junho de 1945, líderes de 50 países assinaram em San Francisco a Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor em 24 de outubro de 1945.

“Os delegados trabalharam com um contexto de notícias monumentais o suicídio de Hitler, a libertação do campo de concentração de Dachau, a vitória na Europa”, indicou Ban.

O secretário-geral lembrou que o surgimento da ONU exigiu um enorme esforço para diminuir as diferenças entre os diferentes atores envolvidos no processo.

“Os representantes viram como o sonho estava se tornando realidade mediante intensas negociações. Eles sabiam que não se reconstrói a sociedade quebrada com tijolos e cimento, mas sim com ideias e valores”, completou.

Ban defendeu o trabalho da organização, ao indicar que “a cada dia a ONU alimenta os famintos, dá casa aos refugiados e vacina as crianças contra doenças mortais”.

“Defendemos os direitos humanos para todos, independentemente da raça, religião, nacionalidade, gênero ou orientação sexual”, explicou indicando, contudo, que ainda há trabalho a ser feito.

O secretário-geral dos próximos dois grandes encontros da ONU. O primeiro deles, setembro, quando os líderes mundiais “adotarãoa uma inspiradora agenda de desenvolvimento para pôr fim à pobreza”.

Em dezembro, a comunidade internacional debate a mudança climática na Conferência de Paris. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.