Ban Ki-moon cumprimenta novo primeiro-ministro do Sri Lanka
Nações Unidas, 21 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou nesta sexta-feira o novo primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, e pediu ao seu governo de união nacional que trabalhe por uma paz duradoura no país.
Ban telefonou para o novo primeiro-ministro para felicitá-lo por sua vitória nas eleições gerais de segunda-feira, e destacou que transcorreram em um ambiente pacífico e com um alto índice de participação.
“O secretário-geral encorajou o primeiro-ministro e seu governo de união nacional a aproveitar esta oportunidade para avançar em uma busca de uma paz duradoura para todo o povo do Sri Lanka”, dizia o comunicado do escritório do porta-voz da ONU.
O diplomata coreano desejou ao novo primeiro-ministro sucesso em suas novas responsabilidades e reiterou o apoio e o compromisso das Nações Unidas com o povo do Sri Lanka e com suas instituições de governo.
Wickremesinghe, líder do Partido Unido Nacional, prestou juramento hoje como novo primeiro-ministro, após vencer as eleições gerais, que confirmaram a mudança do rumo político do país após a derrota de Mahinda Rajapaksa na eleição presidencial de janeiro.
Rajapaksa (2005-2015) inesperadamente perdeu as eleições, após uma controvertida gestão que foi marcada pelo fim da guerra contra os Tigres Tâmeis (LTTE) em 2009, conseguida entre acusações de violação dos direitos humanos e de massacres de civis. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.