Ban teme que situação fique fora de controle na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 14h57

Nações Unidas, 24 abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira para rechaçar “a todo custo” a ação militar na Ucrânia a fim de evitar que a situação fique fora de controle.

Ban, em comunicado divulgado por seu porta-voz, afirmou que está muito preocupado pela continuação da violência no leste da Ucrânia que deixou vítimas mortas e um aumento da instabilidade.

O secretário-geral está inquieto que “a situação possa fugir rapidamente de controle, com consequências que não podemos prever”, acrescentou a declaração.

Por isso, Ban ressaltou a importância de que todas as partes cumpram os acordos fechados na semana passada em Genebra.

“A ação militar deve ser evitada a todo custo”, afirmou o secretário-geral, quem repetiu seu apelo a que todas as partes evitem qualquer forma de violência e provocação e busquem vias para acalmar a situação.

A declaração de Ban Ki-moon aconteceu depois que a situação na Ucrânia se complicou hoje com a morte de cinco milicianos pró-Rússia na operação contra a cidade rebelde de Slaviansk, no sudeste do país, controlada por paramilitares armados e cercada por tropas ucranianas.

Por sua vez, o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, anunciou nesta quinta-feira o início de manobras militares na fronteira com a Ucrânia e advertiu que “a maquinaria militar” enviada por Kiev no leste deve ser detida para evitar “uma grande quantidade de mortos e de feridos”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.