BCE confirma que Grécia pagou dívida de 4,2 bilhões de euros

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2015 15h06

Frankfurt (Alemanha), 20 jul (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) confirmou nesta segunda-feira através de um porta-voz que a Grécia saldou sua dívida com a entidade monetária, pagando a quantia de 4,2 bilhões de euros.

“O Banco Central Europeu confirma que foi pago” em relação à dívida grega, disse um porta-voz da instituição.

A Grécia tinha que pagar hoje ao BCE 4,2 bilhões de euros pelos bônus soberanos que a entidade monetária adquiriu no primeiro programa de compra de dívida soberana e que venciam hoje. Desta quantia, 3,5 bilhões correspondem ao capital principal dos bônus, e outros 700 milhões ao pagamento de juros.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) também informou que a Grécia quitou hoje sua dívida de 2 bilhões de euros e não está mais em moratória com a entidade, após ter se tornado, no final de junho, o primeiro país avançado na história da instituição financeira a não cumprir um pagamento.

Mais cedo, a Comissão Europeia (CE) pagou os 7,16 bilhões de euros que compõem o financiamento de urgência concedido à Grécia para que lide com seus compromissos com o FMI e o BCE.

Os bancos gregos reabriram hoje após permanecerem fechados por três semanas depois que o BCE aumentou os empréstimos de emergência.

O Conselho do BCE decidiu na última quinta-feira aumentar em 900 milhões de euros, para 89,5 bilhões, o volume máximo de fornecimento de liquidez de emergência durante uma semana para os bancos gregos por ter verificado mudanças positivas na situação do país, segundo o presidente da instituição, Mario Draghi. EFE