BCE dá boas-vindas à Letônia à zona do euro

  • Por Agencia EFE
  • 01/01/2014 13h59

Berlim, 1 jan (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) deu nesta quarta-feira as boas-vindas à Letônia como 18º membro da União Europeia (UE) que assume o euro como moeda, entrada que considerou “merecida” após as medidas adotadas para enfrentar a crise.

“O BCE comemora a nova ampliação da zona do euro”, disse o presidente da entidade, Mario Draghi, em comunicado emitido a partir da sede, em Frankfurt.

“A Letônia ganhou seu lugar no conjunto dos países com a divisa comum europeia e merece ser parte integral da união monetária dentro da UE”, prossegue o texto.

A república báltica entrou oficialmente neste primeiro de janeiro na zona do euro, no meio de mensagens de apoio desde as instituições da UE e acima dos receios que esta incorporação desperta em parte de sua população.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, qualificou o ingresso, em sua mensagem de felicitação ao país, de “acontecimento” tanto para o novo estado membro como para a própria zona do euro.

Barroso lembrou as medidas adotadas pelo país para enfrentar a crise e disse que sua incorporação à eurozona é resultado dos “impressionantes esforços e da firme determinação das autoridades e do povo da Letônia”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.