BCE mantém taxas de juros em mínimo de 0,25%
Frankfurt (Alemanha), 6 mar (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje as taxas de juros na zona do euro no mínimo histórico de 0,25%, após certa melhora da situação econômica.
A instituição europeia informou em Frankfurt que também deixou inalterada a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro aos bancos durante um dia, em 0,75%.
Além disso, manteve a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, em 0%.
Os mercados esperavam com incerteza a decisão do BCE sobre as taxas de juros porque havia dúvidas sobre uma possível variação.
O BCE decidiu não atuar após a melhora gradual da perspectiva de crescimento da zona do euro aliado aos últimos dados de inflação e certa estabilização das condições do mercado, segundo alguns analistas.
A inflação anualizada da zona do euro se manteve em 0,8% em fevereiro, assim como em janeiro, frente à desaceleração prevista pelos especialistas.
Além disso, os analistas esperam que o BCE anuncie novas medidas não convencionais para aumentar a liquidez do euro, mas pode ser que o BCE não cumpra estas expectativas e prefira esperar. EFE
aia/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.