Blecaute atinge várias cidades do centro e do leste da Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2014 19h57

Caracas, 27 jun (EFE).- Um blecaute deixou sem luz várias cidades do leste e do centro da Venezuela, inclusive a capital Caracas, por uma falha em uma das unidades de geração de energia quando eram feitos trabalhos de reparo em uma linha de transmissão.

O ministro de Eletricidade, Jesse Chacón, disse que a falha aconteceu na estação La Areenta quando uma equipe trabalhava para recuperar uma linha em Maturín afetada pela queda de oito torres por causa de uma tempestade há dois dias.

Caracas, oito estados do centro, do leste e dos Andes ficaram sem luz.

“Estamos começando a recuperar a partir de Caracas os sistemas que estão ali, que têm as facilidades para recuperar a tensão e ir recuperando o resto do país”, explicou o ministro.

O ministro de Transporte, Haiman El Troudi, disse ao canal estatal “VTV” que o serviço de metrô e de trens da Venezuela que funciona no centro e no leste do país precisou ser suspenso, mas afirmou que não foram registrados acidentes nos sistemas de transporte.

Em março cinco estados venezuelanos sofreram um blecaute por causa do reaquecimento de duas linhas que abastecem as regiões andinas e das planícies por causa de incêndios.

Em dezembro de 2013 também houve um blecaute que afetou a região centro ocidental, causada por uma grande falha que aconteceu três meses antes e que deixou 19 dos 23 estados do país sem energia, o que motivou a criação da chamada “Grande Missão Elétrica”.

Das outras vezes o governo de Nicolás Maduro atribuiu este tipo de evento a uma “guerra elétrica”, alegando atos de sabotagem da rede por indivíduos que seriam da oposição. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.