BM afirma que China crescerá 7,6% em 2014 e 7,5% em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 05h18

Pequim, 6 jun (EFE).- O PIB da China vai crescer 7,6% em 2014 e 7,5% em 2015, o que significa que a segunda maior economia mundial “terá uma expansão gradual”, de acordo com as previsões do Banco Mundial (BM) divulgadas nesta sexta-feira em Pequim.

O Produto Interno Bruto chinês cresceu 7,7% em 2013, a taxa mais baixa desde 1999, e a desaceleração continuou no primeiro trimestre deste ano, quando o aumento do PIB foi de apenas 7,4%.

Segundo a organização financeira internacional, a progressiva desaceleração da economia chinesa é reflexo da fraca demanda externa e de maiores limitações no crédito (especialmente no setor imobiliário), enquanto medidas antigas de estímulo ordenadas pelo governo chinês vão sendo eliminadas.

Na opinião do BM, existem boas perspectivas para o setor industrial, que mostrou sinais de recuperação.

No entanto, todos os fatores citados formam um quadro de desequilíbrios e tensões entre a conjuntura econômica e as medidas governamentais.

Os riscos devem ser minimizados com reformas no setor fiscal e financeiro, como já foi estabelecido pelo regime comunista em sua agenda estabelecida após a reunião do Partido Comunista da China em novembro de 2013, acrescentou o Banco Mundial em sua análise.

Entre essas reformas devem estar o controle eficaz do crescimento dos créditos no curto prazo e uma redução gradual da dívida local.

A China, que em dez anos subiu do sétimo para o segundo lugar no ranking das maiores economias mundiais e que pode chegar ao topo antes do fim desta década, busca alternativas para seu modelo de crescimento, mais voltado para as exportações, para dar maior peso ao seu consumo interno. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.