Bombardeio dos houthis em Áden mata pelo menos 20 civis

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 08h05

Sana, 1 jul (EFE).- Pelo menos 20 civis morreram nesta quarta-feira em um bombardeio efetuado pelos rebeldes houthis contra um bairro residencial da cidade de Áden, no sul do Iêmen e reduto das forças do presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Fontes médicas explicaram à Agência Efe que os vários feridos, entre eles mulheres e crianças, não puderam ser evacuados do bairro de Al Mansura devido aos combates, por isso que os dois hospitais da zona estão saturados.

A gravidade da situação obrigou as autoridades a solicitar ajuda à população e pedir que doe sangue para atender às vítimas.

O ataque foi perpetrado com bombas e tanto moradores locais como membros da Resistência Popular -milícia de Hadi- acusaram os houthis do mesmo.

O populoso distrito de Al Mansura está em mãos da Resistência Popular, mas rodeado pelos insurgentes do movimento xiita.

As fontes advertiram que os houthis estão se preparado para invadir Al Mansura, onde até agora não tinha ocorrido uma escalada da violência.

Áden, a principal cidade do sul do Iêmen, é palco de intensos combates entre os houthis e as milícias leais a Hadi, que defendem o local.

Há três dias, os rebeldes bombardearam a principal refinaria do porto de Áden, o que causou um grande incêndio e a morte de um trabalhador.

A zona também é alvo dos bombardeios da coalizão, liderada pela Arábia Saudita, que ataca desde março posições dos houthis para evitar, entre outras coisas, que tomem o domínio de Áden.

Ontem, pelo menos 1,2 mil prisioneiros, entre eles vários suspeitos da Al Qaeda e delinquentes muito perigosos, escaparam de uma prisão da cidade de Taiz, no sudoeste do Iêmen, no meio de combates entre os grupos rivais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.