Brasil assinará com a Bolívia acordos para produção de energia

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2015 15h15

La Paz, 23 abr (EFE).- Brasil e Bolívia assinarão na primeira quinzena de maio um acordo para promover o desenvolvimento de projetos hidrelétricos e termelétricos conjuntos, informou nesta quinta-feira o ministro de Hidrocarbonetos e Energia do país andino, Luis Alberto Sánchez.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, chegará à cidade boliviana de Santa Cruz para assinar um “memorando de entendimento”, já que o governo brasileiro tem interesse em desenvolver projetos para uma produção de 7.500 megawatts, disse Sánchez à imprensa estatal da Bolívia.

Um desses projetos está ligado à construção de uma hidrelétrica binacional sobre o rio Madeira, onde se prevê uma produção de 3.000 megawatts.

Outro projeto de interesse dos brasileiros é Cachuela Esperanza, sobre o rio Beni, no território amazônico boliviano, onde se prevê a produção de outros 700 megawatts, segundo o governo boliviano.

Atualmente, a produção boliviana é de cerca de 1.500 megawatts, para responder a uma demanda de cerca de 1.300.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, expressou várias vezes seu desejo de que seu país se transforme no futuro em um centro energético do Cone Sul com exportação de eletricidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.