1,07 milhão de brasileiros deixam cheque especial por empréstimo parcelado em janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 27/02/2019 18h09
Folhapress Folhapress Taxa de juros dos empréstimos parcelados fechou janeiro no patamar de 3,4% ao mês

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que 1,07 milhão de clientes migraram do cheque especial rotativo para o empréstimo parcelado, a juros mais baixos, em janeiro.

A mudança equivale a um aumento de clientes de 32% na comparação com o mês anterior, segundo levantamento feito com 12 bancos, que representam cerca de 90% do mercado brasileiro deste produto.

Segundo a entidade, desde julho, quando entraram em vigor as novas regras de autorregulação da Federação para o assunto, 6,2 milhões de pessoas já optaram pela mudança de linha de crédito, reduzindo o custo do crédito obtido nos bancos.

Segundo a Febraban, a taxa de juros média dos empréstimos parcelados fecharam janeiro no patamar de 3,4% ao mês, muito mais baixa do que as taxas cobradas no cheque especial. Em janeiro, a taxa média de juros do cheque especial foi de 12,62% ao mês.

As taxas de juros médias cobradas em empréstimos para pessoas físicas com recursos livres (em que os bancos não são obrigados a dar destinação específica para os recursos captados nem tem limitação de spread) caíram, em média, 23 pontos percentuais no período de outubro de 2016, quando começou o recente ciclo de queda da taxa Selic, a janeiro de 2019. Nesse mesmo período, a Selic recuou 7,75 pontos percentuais.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.