82 votos de 81 senadores: Alcolumbre pede investigação da eleição no Senado

  • Por Jovem Pan
  • 06/02/2019 15h30
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Votação foi marcado por tumultos e possível fraude

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), solicitou que seja feita uma investigação sobre a eleição da Mesa Diretora realizada no último sábado (2). O pedido de apuração de fraude foi feito ao corregedor da Casa, senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

Na ocasião, a urna de votação registrou 82 votos, sendo que havia apenas 81 senadores. Além disso, duas cédulas estavam fora dos envelopes. A votação foi anulada e um segundo pleito foi realizado em seguida – do qual Alcolumbre saiu vitorioso.

A investigação deve seguir as regras contidas no Ato do Corregedor 1/2018, que regulamenta os procedimentos da Corregedoria Parlamentar. O órgão é responsável no Senado por “promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina, incluindo questões referentes à segurança interna e externa da instituição”.

Após a investigação, o corregedor poderá arquivar o fato, encaminhar à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar (caso a apuração constate descumprimento do Código de Ética) ou encaminhar à autoridade administrativa competente para adoção das sanções cabíveis (quando a conduta punível não for atribuída ao senador).

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.