Aécio promete bolsa para jovens de 18 a 29 anos concluírem ensino médio

  • Por Agência Brasil
  • 09/09/2014 16h41

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou hoje (9), em Goiânia, que, se for eleito, dará bolsas para jovens na faixa de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.

“Vamos resgatar os cerca de 20 milhões de jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio. Onze milhões não concluíram o ensino fundamental e 9 milhões não concluíram o ensino médio”, disse o candidato, prometendo bolsa de um salário mínimo para que eles possam concluir essa etapa de ensino. “O trabalho desses jovens vai ser estudar.”

Em campanha na capital goiana, Aécio disse que dará mais apoio às instituições de ensino com baixo rendimento escolar, além de investir na qualificação de professores e na regionalização dos currículos. “Estamos falando na qualificação cada vez maior dos professores, na regionalização dos currículos, em especial do ensino médio, para que eles possam adaptar-se à realidade econômica, social e mesmo cultural de cada uma das regiões brasileiras.”

O candidato do PSDB também voltou a classificar o governo federal de omisso na segurança pública. Segundo Aécio, o governo “joga” para os estados e municípios o peso do investimento em segurança. “Eu, como presidente da República, vou assumir pessoalmente o comando de uma política nacional de segurança pública, que passa pela proibição do contingenciamento, do represamento dos recursos para a área”, afirmou.

Aécio também comentou as denúncias publicadas na imprensa de que políticos teriam recebido propina paga por funcionários da Petrobras. De acordo com as denúncias, em depoimento no Ministério Público, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que políticos recebiam pagamentos em contratos fechados pela estatal. Para o candidato, um grupo político apropriou-se da empresa com o objetivo de manter o PT no governo. “Continuarei fazendo aquilo que sempre fiz: denunciando as irregularidades e apresentando a proposta de devolver a Petrobras aos brasileiros. Queremos uma administração da Petrobras e das demais empresas públicas brasileiras fora dessa lógica política perversa que o PT estabeleceu.”

Aécio falou também sobre o resultado de recentes pesquisas de intenção de voto que o colocam em terceiro lugar na disputa presidencial. Ele disse que gostaria de estar em primeiro lugar e que acredita que vai vencer a eleição presidencial. “Vamos vencer as eleições em Minas e acredito que vamos vencer no Brasil. A pesquisa que vai valer é a do dia 5 [de outubro, data da eleição]. E vou trabalhar e lutar”, afirmou.

O candidato tucano lembrou que, com a morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, em agosto, houve uma “mudança grave” no quadro eleitoral. “E temos que enfrentar essa mudança sendo coerentes com o que fizemos lá atrás. Todo homem público é, em grande parte, aquilo que ele fez. Não apenas aquilo que ele diz”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.