Anvisa alerta que antiparasitário ivermectina não é indicado para covid-19
A Anvisa reforçou que o antiparasitário ivermectina, apontado em notícias falsas divulgadas nas redes sociais como uma suposta cura para a covid-19, não é recomendado no tratamento de pessoas com o vírus. O medicamento não tem eficácia comprovado no tratamento da doença.
Em nota publicada no site, a agência faz o alerta:
“Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm ivermectina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece:
Inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso. Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da covid-19 no Brasil.
Nesse sentido, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento. Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor”.
Estudos recentes mostraram que o medicamento mostrou resultados positivos contra o coronavírus, mas os testes foram feitos in vitro. Em humanos, a dosagem não daria conta de ser efetiva para a covid-19.
A invermectina é um medicamento antiparasitário, usado no combate a vermes, parasitas e ácaros. É bastante utilizada no Brasil contra piolhos.”
* Com Estadão Conteúdo
continue lendo
Brasil
Voo entre BH e SP é cancelado após ameaça de bomba em aeronave
Funcionários encontraram um bilheteno banheiro
- O que se sabe sobre a morte de bebês em hospital em São Paulo? Jovem Pan · há 8 horas
- Polícia investiga seis mortes de bebês em hospital de São Paulo; documentos apontam 36 Estadão Conteúdo · há 9 horas
- Vacina contra câncer reduz em 42% risco de morte ou retorno do melanoma Jovem Pan · há 16 horas
- Vítima é baleada na cabeça em frente ao shopping West Plaza ao tentar fugir de assalto Estadão Conteúdo · há 1 dia