Ao menos três mil litros de óleo vazaram de navio no Porto de Santos, segundo Ibama
Pelo menos três mil litros de óleo vazaram do navio Golden Trader II, segundo levantamento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O navio está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A área está isolada e equipes trabalham para conter maiores danos.
O navio está atracado no Armazém 38, na margem direita do cais. Um plano de emergência foi iniciado. O incidente ocorreu no domingo (06), durante um abastecimento. Inicialmente a Marinha do Brasil estimava um derramamento de óleo de 100 litros.
O terminal onde o navio operava executou o Plano de Emergência Individual, segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que é a autoridade portuária. Barreiras de contenção foram instaladas e três empresas iniciaram o trabalho de limpeza no mar.
Foram realizadas inspeções nas regiões do Sítio Conceiçãozinha, Praia do Góes e Praia do Sangava, no Guarujá, e na Ponta da Praia e Ponte Edgard Perdigão, em Santos, no domingo e nesta segunda-feira (06). Não foram encontrados vestígios de óleo.
Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Ibama aplicará as sanções aos responsáveis.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.