Ao menos três mil litros de óleo vazaram de navio no Porto de Santos, segundo Ibama

  • Por Jovem Pan
  • 07/11/2017 13h02
DivulgaçãoSegundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Ibama aplicará as sanções aos responsáveis

Pelo menos três mil litros de óleo vazaram do navio Golden Trader II, segundo levantamento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O navio está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A área está isolada e equipes trabalham para conter maiores danos.

O navio está atracado no Armazém 38, na margem direita do cais. Um plano de emergência foi iniciado. O incidente ocorreu no domingo (06), durante um abastecimento. Inicialmente a Marinha do Brasil estimava um derramamento de óleo de 100 litros.

O terminal onde o navio operava executou o Plano de Emergência Individual, segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que é a autoridade portuária. Barreiras de contenção foram instaladas e três empresas iniciaram o trabalho de limpeza no mar.

Foram realizadas inspeções nas regiões do Sítio Conceiçãozinha, Praia do Góes e Praia do Sangava, no Guarujá, e na Ponta da Praia e Ponte Edgard Perdigão, em Santos, no domingo e nesta segunda-feira (06). Não foram encontrados vestígios de óleo.

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Ibama aplicará as sanções aos responsáveis.