Associações pedem ‘apuração’ de tentativa de assassinato de juíza por procurador

Crime ocorreu nas dependências do TRF-3; Procurador da Fazenda Nacional atacou juíza a facadas

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2019 22h12
Reprodução/Google MapsO TRF-3 tem jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Ajufesp manifestaram em nota, nesta quinta-feira (3), “indignação” em relação ao ataque sofrido pela juíza federal Louise Filgueiras, atacada a facadas pelo Procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção, nas dependências do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

As instituições alegaram que o fato traz à tona “grandes preocupações e questões relevantes”. Assunção invadiu o gabinete da magistrada, que atua em substituição ao desembargador Paulo Fontes, que está em período de férias. Inicialmente, ele atirou uma jarra de vidro em direção à ela, e depois a golpeou com uma faca. Filgueiras teve ferimentos leves.

“A falta de segurança que acomete o ofício dos Magistrados é crônica. Não se justifica, em nenhuma hipótese, colocar vidas em risco por motivo de restrições
orçamentárias. A Magistratura carece de um mínimo de tranquilidade para trabalhar em paz”, afirmou o comunicado.

O procurador foi detido e levado pela Polícia Federal. Ainda não se sabe a motivação do crime, mas ele declarou que “queria fazer protesto”. A Ajufe e a Ajufesp ressaltaram, na nota, que “o momento político em que vivemos, com a polarização ideológica, contribuem para o acirramento dos ânimos e para o desrespeito crescente às instituições”.

“O Poder Judiciário tem sido objeto de ataques vis, que maculam a sua independência e botam em xeque a sua autoridade. Essa quebra de institucionalidade pode causar consequências nefastas para toda a sociedade, autorizando manifestações de ódio que podem resultar em violência de toda ordem.”

Por isso, “manifestam solidariedade” à Filgueiras e pedem a “apuração rigorosa dos fatos”. O TRF-3 tem jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua sede fica na Avenida Paulista.