Auxílio emergencial: Caixa tem 12 milhões de cadastros ‘inconclusivos’

Cerca de 50 milhões de pessoas já receberam o auxílio. Um calendário reformulado de recebimento será apresentado na próxima semana para evitar aglomerações em agências

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2020 18h18
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Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo Extensão de corte nas mensalidades depende da apresentação de documentos que comprovem a redução da renda Extensão de corte nas mensalidades depende da apresentação de documentos que comprovem a redução da renda

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou em coletiva de imprensa virtual, nesta sexta-feira (1º), que o banco tem já recebeu 96 milhões de cadastros para o auxílio emergencial oferecido pelo governo devido a crise provocada pelo coronavírus.

Destes, 12 milhões de cadastros estão “inconclusivos” e devem realizar o cadastramento novamente para análise. De acordo com Guimarães, a classificação “cadastro inclusivo” não significa que não há direito ao benefício, mas sim algum erro no preenchimento das informações.

Cerca de 26 milhões de cadastrados foram considerados inelegíveis pelo DataPrev e Ministério da Cidadania e não terão direito ao benefício, isso acontece quando a pessoa não corresponde às regras estabelecidas para pagamento do auxílio emergencial.

No entanto, outros 50 milhões de brasileiros já tiveram seus cadastrados aprovados e receberam a primeira parcela do benefício. Cerca de 5 milhões de cadastros ainda estão em primeira análise.

Aglomerações em agências e mudanças no calendário

Guimarães também comentou as grandes filas que se formaram em agências bancárias da Caixa ao longo da semana. Segundo ele, a maioria das pessoas vai até a agência em busca de informação e não para realização do saque. Para evitar aglomerações, ele anunciou um novo calendário a ser discutido com a Casa Civil nos próximos dias.

“Para o segundo e terceiro pagamento, vamos organizar o cronograma de maneira a minimizar as filas. Falarei com o Onyx [Casa Civil] e, após o presidente concordar, vamos falar com a população na semana que vem”, disse.

Guimarães também afirmou que a Caixa reforçou o pessoal nas agências para ajuda dos clientes e organização das filas.

“Não há possibilidade de pagar 50 milhões de pessoas em três semanas e não existir filas. O que faremos é mitigar e reduzir as filas com ajuda de todos. Colocaremos 5 mil novas pessoas entre vigilantes e recepcionistas, além de 3 mil voluntários da Caixa e também contaremos com a ajuda das prefeituras”, explicou.

Na próxima, a Caixa também deve adotar um sistema de senhas para atendimento nas agências, além do reforço de pessoal.

Aplicativo Caixa Tem

Guimarães reconheceu que o aplicativo Caixa Tem apresentou problemas nos últimas dias – usuários alegavam que o aplicativo não funcionava. Na avaliação do banco, o Caixa tem “certamente é um ponto de melhora”.

“O aplicativo está funcionando, mas é certamente nosso ponto de melhora. Tivemos 72 milhões de downloads e temos uma demanda tecnológica muito grande. A Caixa tem conversado com a IBM e Microsoft para realizar melhoras”, disse o presidente da Caixa.

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