Bancada evangélica cancela reunião com ministro da Educação

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2019 15h10
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Decisão de parlamentares seria boicote a Vélez

Membros da bancada evangélica da Câmara dos Deputados cancelaram reunião que teriam na tarde desta quarta-feira (20) com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Na última hora, o chefe da pasta havia remarcado o horário do encontro.

Entretanto essa mudança, do início da tarde para 16h30, impediu a presença de parlamentares, já que eles teriam de comparecer a sessão plenária.”Articulamos para não acontecer. A bancada cancelou por choque de horário com Congresso”, contou um deputado.

A bancada evangélica já estava ameaçando boicotar o convite do ministro para a reunião que ocorreria no gabinete dele, em Brasília. A ausência foi tratada em conversas em grupo de WhatsApp da Frente Parlamentar Evangélica ao longo da semana.

A preocupação dos deputados era de que a presença no encontro fosse interpretada como apoio à permanência de Vélez no cargo. O problema é que, atualmente, a bancada não quer referendar um nome que não indicou para o cargo.

Em parceria com a bancada católica, os evangélicos vão promover um encontro para organizar apoio ao senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos cotados para substituir Vélez.

O ministro está na berlinda desde que virou alvo do grupo ligado ao escritor Olavo de Carvalho e se envolveu em polêmicas, como determinar que as escolas gravem os alunos cantando o Hino Nacional e enviem vídeos ao Ministério da Educação (MEC). Após a divulgação do caso, Vélez recuou. Mais tarde, o ministro terá audiência com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada.

O presidente interino da Frente Parlamentar Evangélica, deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), disse que recebeu dos assessores legislativos da pasta Orley Silva e Paulo Roberto Galindo o convite para a reunião com o ministro. O objetivo, segundo ele, era levar a frente para abrir diálogo com Vélez.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.