Banco Central diz que não foi informado sobre conteúdo da Operação Estrela Cadente

MPF e Polícia Federal investigam vazamentos de resultados de reunião do Copom

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2019 14h48 - Atualizado em 03/10/2019 14h51
Divulgação/BC Investigação apura o fornecimento de informações sigilosas sobre alterações na taxa Selic

O Banco Central afirmou nesta quinta-feira (3), em nota à imprensa, que “não foi comunicado sobre o conteúdo da Operação Estrela Cadente, que corre sob segredo de Justiça”.

Mais cedo, foi divulgado que uma operação conjunta do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) e da Polícia Federal investiga vazamentos de resultados de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ocorridos nos anos de 2010, 2011 e 2012.

Segundo informação que consta no site do MPF-SP, a investigação, instaurada a partir de colaboração premiada de Antônio Palocci, apura o fornecimento de informações sigilosas sobre alterações na taxa Selic, por parte da cúpula do Ministério da Fazenda e do Banco Central, em favor de um fundo de investimento administrado pelo BTG Pactual, que, com elas, teria obtido lucros extraordinários de dezenas de milhões de reais.

Na operação, foram sendo cumpridos mandado de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, no endereço sede do Banco BTG Pactual em São Paulo, para levantamento de novas evidências sobre o caso sob investigação.

Ainda de acordo com informação do MPF, é investigada a possível prática, entre outros, dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, informação privilegiada e lavagem e ocultação de ativos.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.