Barroso visita Macapá para acompanhar preparativos para as eleições

As eleições municipais na capital amapaense foram adiadas para este domingo por causa dos apagões de energia elétrica que atingiram a cidade

  • Por Jovem Pan
  • 05/12/2020 19h01 - Atualizado em 05/12/2020 19h15
Divulgação / TRE-APEleições foram transferidas para este domingo por conta dos apagões que deixaram diversas cidades sem energia elétrica

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu neste sábado, 5, a medalha do mérito eleitoral, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O ministro esteve na capital do estado, Macapá para acompanhar os trabalhos de preparação para o pleito municipal que será neste domingo, 6. As eleições municipais na capital amapaense, que deveriam ter sido realizadas mês passado, foram adiadas em razão de apagões de energia elétrica que atingiram a cidade. Por mais de três semanas, o apagão e a instabilidade no fornecimento de energia provocaram desabastecimento de luz, água e perdas de alimentos.

Barroso reuniu-se neste sábado com integrantes do TRE. “Achei que era importante estar aqui com vocês, para que vocês saibam que a gente se preocupa. Esperamos que as eleições corram bem”, disse o ministro, segundo nota divulgada pelo TSE.  Barroso participou ainda dos trabalhos da comissão de auditoria da urna eletrônica em Macapá. O procedimento, de acordo com o TSE, visa atestar a segurança da votação eletrônica. Integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanharam, e o procedimento foi gravado.

Amanhã será a votação em primeiro turno. O segundo turno, se houver, será no dia 20. Os cuidados sanitários para evitar a propagação do novo coronavírus serão os mesmos adotados nos 5.567 municípios onde já houve eleição este ano. O uso de máscara é obrigatório em todas as sessões eleitorais. Na área de Segurança Pública, diversos órgãos federais e locais atuarão de forma integrada.

*Com Agência Brasil