Bolsonaro comemora acordo entre Mercosul e União Europeia: ‘Histórico’
![](https://jpimg.com.br/uploads/2019/06/636973123192499875w-1.jpg)
Jair Bolsonaro usou seu perfil no Twitter para comemorar o acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE), assinado nesta sexta (28), após vinte anos de negociação. O presidente chamou o tratado de “histórico” e disse que a parceria será uma das “mais importantes de todos os tempos” no comércio mundial.
“Histórico! Nossa equipe, liderada pelo Embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999”, escreveu. “Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia.”
Juntos, Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial e agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado. Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA! ?
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 28, 2019
O presidente ainda fez questão de ressaltar a importância dos dois mercados para o comércio global e parabenizou os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Tereza Cristina, da Agricultura, pelo acontecimento.
“Juntos, Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial e agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado”, disse Bolsonaro. “Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA!.”
– Prometi que faria comércio com todo o mundo, sem viés ideológico. Não foi retórica vazia de campanha, típica da velha política. É pra valer! Estou cumprindo mais essa promessa, que renderá frutos num futuro próximo. Vamos abrir nossa economia e mudar o Brasil pra melhor! ??
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 28, 2019
O tratado abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais. A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na semana passada. Diante do avanço nas tratativas, os ministros do Mercosul e da União Europeia foram convocados e desde quinta (27) estão fechados em reuniões em Bruxelas.
Este será o segundo maior tratado assinado pelos europeus – perde apenas para o firmado com o Japão – e o mais ambicioso já acertado pelo Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.