Bolsonaro comemora acordo entre Mercosul e União Europeia: ‘Histórico’

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 15h05 - Atualizado em 28/06/2019 15h27
EFE Tratado, que vinha sendo negociado desde 1999, abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais

Jair Bolsonaro usou seu perfil no Twitter para comemorar o acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE), assinado nesta sexta (28), após vinte anos de negociação. O presidente chamou o tratado de “histórico” e disse que a parceria será uma das “mais importantes de todos os tempos” no comércio mundial.

“Histórico! Nossa equipe, liderada pelo Embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999”, escreveu. “Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia.”

O presidente ainda fez questão de ressaltar a importância dos dois mercados para o comércio global e parabenizou os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Tereza Cristina, da Agricultura, pelo acontecimento.

“Juntos, Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial e agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado”, disse Bolsonaro. “Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA!.”

O tratado abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais. A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na semana passada. Diante do avanço nas tratativas, os ministros do Mercosul e da União Europeia foram convocados e desde quinta (27) estão fechados em reuniões em Bruxelas.

Este será o segundo maior tratado assinado pelos europeus – perde apenas para o firmado com o Japão – e o mais ambicioso já acertado pelo Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.