Em tom irônico, Bolsonaro deseja a Dirceu ‘boas férias na prisão’

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2019 20h27 - Atualizado em 16/05/2019 20h38
Reprodução/Facebook Bolsonaro fez a transmissão no Texas, junto do presidente da Caixa Econômica Federal e do ministro de Minas e Energia

O presidente Jair Bolsonaro fez sua tradicional transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta quinta-feira (16) direto de Dallas, no Texas (EUA), onde mais cedo recebeu o prêmio de personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. E foi irônico ao comentar a nova determinação de prisão de José Dirceu: “Parabéns aí, José Dirceu, vai curtir férias em algum presídio. Cumprir a pena que merece por ter assaltado o nosso país”, disse.

Bolsonaro adiantou também que conversará com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na semana que vem, para entrar em um acordo e enviar um projeto de lei ou uma Medida Provisória para promover mudanças no Código Nacional de Trânsito.

Como havia dito em outra ocasião, o presidente quer aumentar o limite de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 20 para 40, esticar a validade de cinco para dez anos e impedir que o condutor seja punido duas vezes pela mesma infração. “Precisamos acabar com essa indústria de multas”, explicou.

Na live, ele estava acompanhado do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite.

MP dos ministérios

Bolsonaro manifestou ainda que pretende que a Medida Provisória da reestruturação dos ministérios seja aprovada na semana que vem, sem alterações. Repetiu que acredita que o Coaf deveria ficar no ministério da Justiça, com Sergio Moro, e disse esperar que “nenhum novo ministério seja criado”. No entanto, afirmou que respeitará qualquer decisão do parlamento. “É um direito fazer isso. O parlamento é soberano, e o que ele fizer, temos que respeitar”.

O presidente voltou a falar também sobre as manifestações ocorridas nesta quarta-feira (15) contra os contingenciamentos na educação. “As manifestações de ontem não foram pela educação, porque isso eu também quero, todos queremos. Foi um protesto de uma minoria de espertalhões, usando a boa fé de alunos que querem lutar pela educação para fazer um ato de Lula Livre”, criticou.

Cartão do Caminhoneiro

O ministro de Minas e Energia anunciou que a Petrobras divulgou, nesta quinta, que iniciará, a partir do dia 20 de maio, os testes com o novo Cartão do Caminhoneiro, que garantirá a pré-compra de combustível pelos motoristas. Ou seja, eles não sofrerão com a variação oscilante do preço do óleo diesel, pois, se ele aumentar ao longo do mês, irão pagar o valor de quando adquiriram os créditos e, se diminuir, receberão o valor extra de volta.

A ideia é que o cartão passe a funcionar nacionalmente em 25 de junho.

Exxon Mobil

A viagem contou também com um encontro com a cúpula da multinacional Exxon Mobil. Segundo Leite, a empresa manifestou o interesse de realizar grandes investimentos no Brasil e disse que tem expectativa com os leilões que serão realizados no país. Ele afirmou que “só com produção é que vamos conseguir reduzir o preço do combustível e do gás”. De acordo com o ministro, a empresa voltará ao Brasil depois de oito anos sem investir, porque “agora existe abertura de mercado”.

Bolsonaro salientou que as viagens internacionais que tem feito – como para Israel, Suiça e EUA – têm o intuito de “mostrar para os investidores e empresários que podem ter confiança no país”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.